amostragem-na-mineração

Amostragem na mineração: Conheça mais e entenda o passo a passo.

A amostragem na mineração é uma etapa essencial na fase de pesquisa mineral e em outras fases para garantir o controle de qualidade e ter uma melhor compreensão daquele determinado minério.

Se esse processo for realizado de maneira incorreta, ele pode acabar gerando conclusões falhas e trazer uma série de prejuízos para aquela determinada mineradora, inclusive, podendo fazer com que toda uma operação para iniciar a extração de minério de uma determinada mina seja inviabilizada. Para saber mais sobre a amostragem na mineração, leia este conteúdo até o final!

O que é a amostragem na mineração?

Antes de falar o que é a amostragem na mineração de maneira propriamente dita, temos que revisar alguns conceitos, para deixar todo esse processo bem claro, alguns deles são:

Amostra: que é uma quantidade representativa de uma rocha ou minério que você deseja entender melhor, por exemplo, uma amostra de 2kg pode ser retirada com o objetivo de representar 2 toneladas de minério.

  • Lote: Quantidade separada para realizar a amostragem de um determinado material;
  • Amostragem: retirada de quantidades que se deseja amostrar para representar um determinado material e entender melhor as suas características.

Dessa forma, desde o início do processo, na etapa de visita a campo para a avaliação mineral de uma determinada área, o processo de amostragem na mineração já está sendo realizado quando um geólogo coleta uma amostra de rocha representativa de um ponto na área em que ele visitou e envia ela para que seja realizada uma análise química em laboratório.

amostragem-na-mineração

Como é feita a amostragem na mineração?

A amostragem na mineração segue uma etapa de procedimento, abaixo, vamos mostrar as etapas em que ela é realizada:

  • Planejamento;
  • Coleta;
  • Quarteamento, homogeneização e análises.

Na primeira etapa, do planejamento, geralmente os seguintes tópicos são definidos

  • Volume necessário da amostra;
  • Equipamentos que serão utilizados;
  • Técnicas que serão usadas;
  • Entre outras.

Na coleta, os pontos definidos são:

  • Qual o intervalo de amostragem?
  • Qual a quantidade que será amostrada?

No quarteamento, homogeneização e análise, será definido qual método de quarteamento será utilizado, podendo ele ser dividido em diversos tipos, mas tendo uma ele uma única finalidade que é tornar a amostrar a mais homogênea possível, dividindo ela em partes iguais e depois tornando-a homogênea.

Erros comuns

Existem diversos erros que podem acontecer em cada uma dessas etapas, sendo eles nomeados de acordo com o problema que aconteceu, alguns deles são:

  • Erros de ponderação;
  • Erros de periodicidade;
  • Erros de extração;
  • Contaminação da amostra;
  • Perdas de partículas pertencentes a amostra;
  • Entre outros.

Todos eles são passíveis de ocorrer ao longo do processo, por isso, ele deve ser feito da maneira mais precisa e cuidadosa possível. Uma dica é sempre coletar mais material do que teoricamente seria necessário, pois, a partir disso, caso ocorra algum erro após a coleta, você terá material sobrando para ser analisado e não precisará retornar a campo caso deseje mais amostras para realizar as análises.

Como esse processo é extremamente relevante, ele deve ser conduzido por profissionais qualificados, tanto na etapa de pesquisa mineral, quanto na etapa de análise em laboratórios que sejam confiáveis e que possuam certificados de alto padrão.

Como falado no início do texto, a amostragem é importante e ocorre desde o começo do processo para se descobrir uma mina, até quando ela já está em operação, sendo crucial para a viabilidade daquele determinado empreendimento, portanto qualquer tipo de erro ou equívoco nesse processo, pode acabar gerando prejuízos enormes e trabalhos desnecessários.

Um dos casos mais conhecidos, relatados no filme Gold, mostra a falta de controle na amostragem e no QA/QC de um determinado empreendimento que foi fraudado e acabou gerando a revisão e adequação dos códigos de mineração a partir daquele momento.

Se você quer saber mais sobre esses e outros assuntos, continue lendo os conteúdos disponíveis no nosso blog.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.